A Comissão Própria de Avaliação – CPA da ESAS, instituída na forma da legislação vigente, com o propósito de conduzir o processo de avaliação interna da Instituição e de fornecer as informações necessárias aos órgãos competentes. Além disso, cabe à Comissão prover sistematicamente a IES de instrumentos para o aperfeiçoamento de seu processo educacional, buscando integrar ações administrativas e acadêmicas para o alcance de seus objetivos. A Comissão é composta por representantes dos diversos segmentos da comunidade acadêmica: docente, discente, técnico-administrativo, técnico-pedagógico, além de representante da sociedade civil organizada.
O marco teórico da avaliação proposta pela ESAS é o da educação emancipadora. Nesse contexto, a avaliação é concebida como processo pedagógico, voltada para a promoção da aprendizagem, que propicia aos profissionais da educação e aos estudantes oportunidade para analisar o trabalho desenvolvido, com vistas à sua reorganização e oportuniza o autoconhecimento profissional e humano. Uma avaliação estimuladora do aperfeiçoamento, da autoconsciência pessoal e institucional e que será sempre um processo pedagógico de aprendizagem institucional. Trata-se de um processo de permanente reflexão sobre objetivos, processos e resultados, fundada em princípios ético-educacionais e tendo como horizonte o projeto de qualidade, a missão institucional e a cidadania almejada.
Dessa metodologia de avaliação derivam os seguintes pressupostos:
A avaliação compreende os seguintes objetivos: