As Instituições de Ensino Superior são mantidas por entidades devidamente cadastradas e acompanhadas pelo Ministério da Educação denominadas mantenedoras, neste caso, a NIMAB.
A NIMAB é formada a partir da como visão e projeto de professores e médicos desejosos de contribuir com a formação de quadros qualificados em suas áreas de formação e de atuação profissional, prioritariamente, ciências da saúde. Ao desejo acima manifestado, foi adicionado um denso trabalho de reflexão e avaliação tanto no sentido de se entender quais eram as competências e potencialidades acadêmicas do projeto em gestação quanto no sentido de se compreender as necessidades sociais para os contextos, inclusive geográficos, nos quais os projetos iriam ser concretizados.
A reflexão e a avaliação destacadas levaram a criação da Faculdade ESAS, uma Instituição de Ensino localizada no plano piloto do Distrito Federal, com a oferta autorizada dos cursos de Graduação em Fisioterapia e Odontologia.
A partir de então, a IES, dotada de sua autonomia fora constituindo seus quadros diretivos e acadêmicos para então desenvolver um Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, que buscará contribuir de forma relevante e significativa com a formação de egressos – em níveis de graduação e pós-graduação – competentes e capazes de fazer a diferença em suas áreas de atuação. Nesse sentido, esse “fazer a diferença” e o agir competente serão sempre pontos de partida e de chegada do projeto pedagógico que se pretende realizar, primeiro como objetivo, segundo como resultado que deverá ser medido e avaliado, não apenas de forma somativa ao final de um percurso, mas antes também de maneira permanente como processo reflexivo de avaliação.
A proposta aqui sendo desvelada, mais uma vez, está ancorada na avalição de professores que acreditam na oportunidade de oferecimento com qualidade de cursos e programas de educação superior na área pretendida. Oportunidade porque se pretende um projeto competente e com qualidade e, também, porque ainda existe justificativa social para tanto, em especial se considerados os crescentes avanços da sociedade e aparecimento de novas ferramentas que ressignificam o processo formativo. Este projeto educacional, portanto, tem como alicerce o compromisso de oferecer formação de nível superior lastreada no que há de mais atual neste campo do conhecimento, absorvendo as inovações e necessidades do “mundo do trabalho”.
No que tange aos métodos de ensino e processos avaliativos, e seus desdobramentos, pretende-se concretizar um projeto capaz de agregar valor intelectual e mercadológico àqueles que a partir dele se graduarem, considerando e contemplando as peculiaridades dos diferentes grupos geracionais que conviverão nestes espaços formativos.
Formar profissionais para atuação na área de saúde com visão crítica e pioneira, disponibilizando recursos pedagógicos e tecnológicos inovadores de modo a contribuir para a construção de uma assistência ética, de qualidade e humanizada, agregando valor ao sistema educacional de saúde no Brasil, como retorno à sociedade.
Ser referência de excelência no segmento ensino e pesquisa em saúde, protagonista de um novo sistema de saúde, formando profissionais de excelência para atuação e transformação desse novo contexto.
– Formação para valorização da vida
– Ética
– Busca pela Excelência
– Pioneirismo e Inovação
– Curiosidade Investigativa
Diretor Geral
"A ESAS foi pensada de uma maneira inovadora, que não busca somente formar os seus alunos, mas que esses alunos tenham o senso crítico apurado. Sejam formadores de opinião e que tenham capacidade de abrir seu espaço no mercado de trabalho"
Diretor Geral
Diretora Administrativo
"Dessas mudanças tecnológicas e de conectividade, onde as pessoas são cada vez mais participativas. A ESAS tem muito a contribuir nesse sentido, pois a gente busca um aluno crítico, um aluno participativo, que faça a diferença no mercado."
Diretora Administrativo